Publicado em 08/12/2021 10:56
“Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, 78% das crianças e 84% dos adolescentes brasileiros não fazem o mínimo de atividade física recomendada por dia. Uma hora é a orientação do órgão, mas desde que a pandemia se instalou na vida, a movimentação se restringe ao pacato deslocamento entre um cômodo e outro da casa. A consequência já aponta ao sedentarismo, uma vez que o nível de exercício está baixíssimo e algumas crianças não querem mais voltar ao esporte que faziam”.
O município de Jardinópolis/SP, trata desse assunto através da Secretaria Municipal de Esportes de Lazer com muita seriedade, haja visto, a iniciação do Programa Bolsa Técnico com a atenção voltada para adultos sedentários e também para as crianças e adolescentes que, conforme estudo da OMS, poderão desenvolver ao longo do crescimento alguns problemas de saúde caso não tenham uma rotina de atividades físicas.
“Estudos mostram que o sedentarismo é um dos caminhos ao sobrepeso e a obesidade infantil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, uma em cada três crianças entre cinco e nove anos está acima do peso. De acordo com o Ministério da Saúde, nessa faixa etária, 12,9% são obesos. Já as notificações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional de 2019, revelam que 16,33% dos brasileiros entre cinco e dez anos estão com sobrepeso, 9,38% são obesos e 5,22% apresentam obesidade grave. Entre os adolescentes, 18% têm sobrepeso, 9,53% são obesos e 3,98% apresentam obesidade grave”.
Qualquer modalidade de atividade física realizada pela criança e ou adolescente, com acompanhamento de um profissional da área, trará a curto e longo prazo muitos benefícios físicos e metais para eles.
A Secretaria de Esportes e Lazer de Jardinópolis/SP, promove diversas modalidades esportivas para esse público, tentando converter todos esses índices alarmantes que a pandemia nos trouxe e promover a Saúde e bem-estar a todos.
fonte:https://emais.estadao.com.br/blogs/kids/criancas-estao-mais-sedentarias-com-a-pandemia/
Créditos: Professor Fernando Gibaile
Aluna Lívia do projeto de Jiu-Jitsu se tornou campeã Europeia do CBJJ/BJJF em Lisboa.
O projeto de vôlei masculino de Jardinópolis atende 40 adolescentes.
SEMEL Jardinópolis
Endereço: Praça Mário Lins, 150 - Centro - Jardinópolis - SP
Telefone: (16) 3690-2904
E-mail: