Publicado em 19/01/2022 14:04
Por Professor Natan Dias
“A academia da melhor idade oferece aos cidadãos jardinópolenses exercício físico monitorado de qualidade e especifico, contribuindo com a saúde e objetivo de cada pessoa”.
Atualmente a academia da melhor idade oferece exercício físico de qualidade a dois grupos distintos, no período da manhã atende ao publico acima de 60 anos e a principal modalidade praticada é a musculação. No período da tarde o projeto intitulado “Segunda Idade” oferece musculação e outras modalidades a pessoas de 40 á 59 anos.
Dentro destas faixas etárias, qualquer individuo pode praticar, para tanto, o público acima de 60 anos deve estar cadastrado no centro de convivência do idoso que, recolhe rigorosamente um atestado para aptidão de atividade física. Já para o grupo da segunda idade, inicialmente é exigido o preenchimento de um questionário PAR-Q (Questionário de prontidão para atividade física) que tem como objetivo identificar a necessidade de avaliação por um médico antes de iniciar a prática de exercício físico. O questionário PAR-Q foi inserido devido a sua eficiência dentro dos esportes e no primeiro contato entre professor e aluno. Quando constatado a necessidade de procurar um médico, o aluno é orientado a marcar uma consulta e solicitar ao seu médico um atestado de aptidão para atividade física, este atestado deve ser entregue e anexado no arquivo do aluno.
Nossos treinamentos são confeccionados com base científica, ou seja, há todo um estudo antes de construir um treinamento, no caso da musculação os alunos iniciantes preenchem uma anamnese. A anamnese é semelhante ao questionário PAR-Q, mas se diferenciam em sua especificidade. Os dados coletados na anamnese são gerais, como nome, telefone, endereço, objetivo do aluno, perguntas sobre seu estado de saúde e etc. Portanto a anamnese é um ótimo recurso para conhecer o aluno e seu atual estado de saúde, sendo base para construção do treinamento inicial.
Com todas as definições concluídas, os alunos da academia da melhor idade frequentam a academia de segunda, quarta e sexta em turmas definidas. Além de estarmos em um período de Pandemia preconizamos também a qualidade dos exercícios que são extremamente monitorados, contudo, trabalhamos com turmas de no máximo 10 alunos por horário, onde atualmente em 6 turmas, iniciando de manhã com a turma das 7h; 8h; 9h e 10h, e a tarde as turmas das 14h e 15h...
Nossos alunos recebem uma ficha de treino individualizada e no dia a dia seguem a lista de exercícios propostos por algumas semanas devido a importância em periodizar o treinamento.
Testes de 1 rm (repetição máxima) são frequentemente utilizados para aqueles que tem como objetivo o ganho de força ou fortalecimento, evitando sobrecarregar as articulações e diminuindo o risco de lesões. O teste consiste em preparar e determinar uma carga para que o aluno faça o máximo de repetições possíveis. Através do número de repetições realizadas pelo aluno um calculo cientifico é feito e a carga de treinamento é determinada.
Pois é, acredite ou não, mas idoso também pode pegar pesado e, não só pode como deve! Dessa forma, fortalecendo o corpo e contribuindo para uma vida longa e independente de recursos externos como “pessoas, bengalas e remédios”.
Mas e os resultados do treinamento?
Todos os nossos alunos passam por uma avaliação da composição corporal inicial que permite coletar dados quantitativos importantes sobre tecido adiposo, muscular, ósseo e água. Para tanto, de 4 em 4 meses nossos alunos passam por uma avaliação física através de uma balança de bioimpedância. Mas o que é esta balança? Como funciona?
Os aparelhos de bioimpedância avaliam a porcentagem de gordura, músculo, ossos e água do corpo, pois uma corrente elétrica inofensiva passa pelo corpo do avaliado, apresentando dados quantitativos sobre a composição corporal e lá na frente será feita a comparação dos dados e avaliação dos resultados que são anexados no arquivo e enviados no celular do aluno.
Além disso, toda segunda-feira é feita a pesagem do grupo que tem como objetivo emagrecimento e na quarta-feira é dia de aferir a pressão arterial.
Devido ao grande número de pessoas hipertensas e diabéticas há um controle interno destas patologias, onde uma vez por semana é feita a aferição da pressão arterial que não deve estar acima de 16/10 mm/Hg e glicemia acima de 250 mg/dl no momento de praticar atividade física.
Modalidades oferecidas:
· Musculação: É uma excelente modalidade esportiva que contribui em muitos fatores para com a saúde do praticante. O treinamento de força proposto pela musculação é capaz de fortalecer e melhorar as capacidades físicas e motoras do jovem, adulto e idoso. Além disso, o exercício resistido (Musculação ou melhor dizendo “puxar ferro”) é capaz de diminuir os efeitos da sarcopenia (redução de massa muscular a partir dos 50 anos), aumenta a força e potência muscular, reduz a pressão arterial e a resistência a insulina (Diabete tipo 2), auxilia no perfil lipídico reduzindo o valor do colesterol e gordura corporal, acelera o metabolismo e aumenta a densidade óssea, sendo importante para aqueles que possuem osteoporose e artrite.
· Circuito funcional: Nosso circuito funcional é elaborado pensando-se nas capacidades físicas a serem aprimoradas, importantes em qualquer fase da vida. Portanto em nossos treinos o emagrecimento é um fator secundário, resultado deste tipo de prática. Dentre as principais capacidades físicas trabalhadas temos a coordenação motora geral (capacidade de usar os músculos de forma eficiente); equilíbrio (sustentar-se), agilidade (capacidade de se deslocar de maneira rápida e eficiente); potência (capacidade de contrair as fibras musculares rapidamente); força muscular (capacidade de exercer tensão contra uma resistência) e o trabalho de resistência dos musculo do core (Músculos estabilizadores como os do Abdômen, lombar e quadril).
· Jump: Esta modalidade de ginástica é realizada em cima do mini trampolim, onde são feitas coreografias e combinações que trabalham a coordenação motora e equilíbrio. Uma aula de jump tem duração de 50 minutos e pode resultar em um gasto energético de 500 kcal por aula auxiliando no emagrecimento. O jump proporciona médio/baixo impacto, auxilia na circulação e melhora o condicionamento físico devido ao trabalho cardiovascular intenso. Sendo um exercício aeróbico, a pratica desta modalidade acarreta diversos benefícios ao praticante, inclusive na redução da pressão arterial, redução da resistência a insulina (Diabete tipo 2), reduz o valor do colesterol e gordura corporal e acelera o metabolismo.
· Hidroginástica: A hidroginástica é modalidade ginástica praticada dentro de uma piscina que proporciona diversos benefícios, auxilia na redução de peso e contribui com o fortalecimento geral. É uma ótima opção para aqueles que possuem problemas osteoarticulares e obesidade mórbida por ter o impacto reduzido. Excelente para melhorar as capacidades funcionais e um ótimo aeróbico.
*Ao final de todas as aulas são realizados alongamentos ativos (Próprio aluno se alonga), com exceção dos alunos da musculação que, em casos específicos recebem alongamento passivo (Profissional alonga o aluno).
Pra quem é indicado:
Público em geral de 40 - 90 anos.
Onde e quando encontrar?
· Centro de convivência do idoso.
Rua: Prudente de Moraes, 177, centro, Jardinópolis-Sp.
*O centro de convivência do idoso funciona de segunda a sexta das 7h ás 12h, e das 13h as 16h.
*O projeto “Academia da melhor idade” acontece de segunda, quarta e sexta das 7h as 11h e das 14h as 16h.
Siga a gente no instagram: @academiadamelhoridade2021
Créditos: SEMEL JArdinópolis
Aluna Lívia do projeto de Jiu-Jitsu se tornou campeã Europeia do CBJJ/BJJF em Lisboa.
O projeto de vôlei masculino de Jardinópolis atende 40 adolescentes.
SEMEL Jardinópolis
Endereço: Praça Mário Lins, 150 - Centro - Jardinópolis - SP
Telefone: (16) 3690-2904
E-mail: